Cruzeiro Fluvial pelo Pantanal do Mato Grosso do Sul: motivos para você fazer um

O Pantanal Sul traz na lembrança da maioria dos turistas a imagem de planícies alagadas, boiadas e muitos animais exóticos. Por isso a primeira ideia ao planejar uma viagem para a região costuma ser a hospedagem nas fazendas pantaneiras, para ter contato próximo com tudo isso. Embora essa seja uma excelente maneira de conhecer o ecossistema mais rico do Brasil e observar sua biodiversidade, não é a única. Que tal fazer um cruzeiro fluvial?


Cruzeiro Fluvial pelo Pantanal Sul

O Rio Paraguai é o sexto maior do país, com mais de 2.600 km de extensão. Ele nasce na Chapada dos Parecis, no Mato Grosso, e deságua no Rio Paraná na fronteira entre o Paraguai e a Argentina. Mas, o melhor é que passa por Corumbá, uma das “capitais” do Pantanal Sul e segue descendo pela região. Com boa navegabilidade e um trajeto privilegiado, é perfeito para cruzeiros da melhor qualidade.

Conhecer o Pantanal do Mato Grosso do Sul através de um cruzeiro fluvial é uma experiência incrível e que traz outra visão sobre essa maravilha brasileira. E vamos te ajudar a entender os motivos.


1. Conforto em Barcos 5 Estrelas

Com saídas de Corumbá e do Passo da Lontra (a 107km de Miranda), as empresas como a Joice Tour e Barco Hotel Pedra Branca II, promovem os cruzeiros fluviais pelo Rio Paraguai, geralmente de cinco a sete dias.

Se você tem algum receio por ficar navegando pelo Pantanal Sul achando que irá balançar muito, pode ficar tranquilo. O trecho navegável da região é bastante calmo e com pouca correnteza por conta das muitas curvas que o rio faz. Ou seja, balança pouco e o barco segue tranquilo o trajeto.

O barco Kayamã e Pedra Branca II, por exemplo, deixam a viagem inesquecível! São embarcações 5 estrelas adaptadas para navegar no Pantanal, que contam com cabines individualizadas, algumas com varanda e banheiro privativo, além de oferecer piscinas, salão de jogos, academia, spa, sala de tv, american bar e restaurante. Você terá vontade de ficar muito tempo no cruzeiro, em total relax e mordomias!


2. Vida Selvagem

Durante um cruzeiro pelo Rio Paraguai ao longo do Pantanal Sul, o turista pode se sentir mais próximo da natureza. É o bioma mais bem preservado do Brasil, com uma biodiversidade incrível que reúne milhares de espécies diferentes de fauna e flora - muitas delas endêmicas e só encontradas por lá. Durante a viagem será possível “sentir” o meio ambiente de perto, ouvindo seus sons e apreciando os animais e seu comportamento às margens do rio.

A observação das diversas espécies de aves do Pantanal Sul é um dos pontos altos do trajeto. Elas costumam ficar próximas ao rio muitas vezes, e dá para ver araras, tucanos, gaviões e os endêmicos rapazinho-do-chaco (Nystalus striatipectus) e tiriba-fogo (Pyrrhura devillei).

Além das aves, e contando com sorte, o grande destaque será ver a maior rainha da região: a onça-pintada, que costuma parar nas margens às vezes após caçar, para se alimentar em paz, ou dormindo durante o dia.

Em alguns pontos há parada para banho e mergulho, além de pescarias ao longo da expedição. Do navio saem barcos menores não só para a pesca, mas ainda para levar os turistas até as margens e para conhecer os inúmeros afluentes do Rio Paraguai se adentrando na região.


3. Tem passeios em terra também

No percurso há diversas paradas para fazer os passeios mais tradicionais do Pantanal Sul.

As visitas às fazendas, por exemplo, são uma bela oportunidade para conhecer melhor o modo de vida dos pantaneiros, experimentar a culinária local e relaxar com clima de campo. A chance de fazer cavalgadas para explorar suas planícies é uma das atividades mais procuradas pelos visitantes, já que ajuda a sentir na pele como é viver por lá.

Mas o passeio mais esperado é certamente o safári fotográfico pelo Pantanal Sul. Afinal, todos esperam ver os animais em seu habitat natural. E serão muitos: cervos, capivaras, antas, emas, jacarés, tamanduás, tatus e aves diversas estão entre os mais encontrados.

Há também a focagem noturna: trata-se de um safári realizado durante a noite que facilita encontrar a fauna que sai pouco durante o dia - principalmente jaguatiricas e onças-pintadas. Em alguns pontos, os guias da expedição levam a trilhas no meio da mata. É outra oportunidade única de se aproximar do ecossistema mais exuberante do país - e tudo com muita segurança e tranquilidade para os passageiros.


4. São férias relaxantes

A experiência de um cruzeiro fluvial pelo Pantanal Sul é perfeita também para quem deseja descansar nas férias. Boa parte do trecho de navegação é para aproveitar o navio e seu conforto, com um ambiente totalmente relaxante ao redor. O som da floresta e das aves, o barulho das águas e nada mais.


Desconectado e sem as preocupações da cidade grande. No fim das contas, é isso que muita gente procura na hora de viajar, não é mesmo? Conexão total com a natureza e consigo mesmo!


Já viu que conhecer o Pantanal do Mato Grosso do Sul a bordo de um cruzeiro fluvial é uma experiência única! Então, bóra navegar?