Noite Pantaneira é atração imperdível em Miranda (MS)

Uma das “capitais” do Pantanal do Mato Grosso do Sul, Miranda é usada como base por inúmeros turistas que visitam a região para se encantar com  o ecossistema mais rico do Brasil. Próxima a vizinhas também muito procuradas - como Aquidauana, Bonito, Bodoquena e Corumbá - é a quinta cidade mais visitada do estado e possui 25 mil habitantes.

Pela localização privilegiada dentro do complexo do Pantanal Sul, Miranda é um ponto de parada muito comum para quem visita o destino. Mesmo que seja apenas passando o dia em uma de suas fazendas, que oferecem os principais passeios da região - como cavalgadas, safáris fotográficos, pescarias ou caminhadas. Mas o melhor é se hospedar na cidade e aproveitar um pouco mais do que tem a oferecer.

Entre as diversas opções de hospedagem de Miranda, a Pousada Pioneiro se destaca por um evento único que tem tudo a ver com a viagem: a Noite Pantaneira.

Localizada no Km 504 da BR 262, a Pousada Pioneiro conta com hospedagem, um restaurante, loja de artesanato e agência de turismo, e tem experiência de mais de 30 anos, além de ambiente rústico bem pantaneiro, na beira da rodovia e é de fácil acesso a partir do centro da cidade - cerca de 20 minutos de carro.


Noite Pantaneira: revivendo as tradições do Pantanal Sul

A Noite Pantaneira é uma festa de três horas de duração que visa oferecer aos visitantes uma verdadeira experiência típica, focando nos mais variados aspectos da cultural local. Cultivar as tradições do Pantanal e do Mato Grosso do Sul é um assunto muito sério para os proprietários do local, e o evento foi uma maneira encontrada para mantê-las vivas e mostrar a quem vem de fora tudo de bom que há por lá.

Para ser o mais completa possível, a Noite Pantaneira tem um pouquinho de tudo: cultura, música, folclore, dança e, é claro, gastronomia. E quem já foi não nega que é uma experiência incrível, bastante enriquecedora e fundamental para realmente conhecer como funciona a vida no Pantanal - que já começa com a maneira como o ambiente é decorado para receber os visitantes.


Modo de Vida Pantaneiro

Durante o evento, que começa entre 18h e 19h do horário local, sempre há presença de pantaneiros trajados com os costumes locais. É uma homenagem ao modo de vida dos condutores de boiada, famosos com seus berrantes para guiar o gado nas estradas e fazendas.

Os pantaneiros conversam com os convidados e contam histórias sobre a região, costumes e mostram todo o edumentário, contando também lendas que remontando há séculos e gerações passadas, transmitidas de pai para filho. Tudo para que a sua cultura jamais seja esquecida.


Música Local

A festa não poderia deixar de ter muita música típica do Pantanal. Violeiros e bandas locais fazem o entretenimento dos turistas e garantem a animação. Há também exibição de danças regionais para mostrar um pouco das tradições, e depois no baile todos podem dançar também. O importante é aproveitar a noite, conhecer melhor a cultura pantaneira e criar belas memórias sobre o local além dos passeios ao ar livre.

A Pousada Pioneiro criou a festa justamente por sentir que os visitantes não tinham muito o que fazer durante a noite. E muitos deles gostariam de conhecer melhor seus costumes. E claro que a música é um ponto importantíssimo dessa experiência.


Culinária Típica

Outro ponto que não poderia faltar em uma festa de tradições pantaneiras é a culinária. E não estamos falando só dos pratos típicos do Pantanal e do Mato Grosso do Sul, mas também da forma como são servidos - como se faz nas Comitivas Pantaneiras: a Comida de Comitiva.

Macarrão de Comitiva, Arroz Carreteiro e Feijão Gordo, por exemplo, são pratos carimbados e que não podem faltar. Tudo feito na trempe (fogão a lenha) servidos em enormes panelas direto nos bancos (assim como manda a boa tradição das comitivas).

     Leia mais sobre a Tradição da Comida de Comitiva aqui nesse outro artigo.

Também há sempre boas opções de peixes fluviais - já que as iguarias são muito apreciadas na região.

Os doces caseiros, bem no estilo das fazendas, também estão presentes para a sobremesa. Ao sair da festa, o turista certamente se sente conhecendo o sabor da gastronomia local.


Cultura dos Povos Indígenas

A Noite Pantaneira também abre espaço para os grupos indígenas que moram ali perto. Principalmente da etnia Terena, que é a mais presente em Miranda. Famílias da etnia estão presentes na festa e contam aos convidados como é a sua vida e cultura. Eles também aproveitam para demonstrar rituais e vender artesanato.


A noite termina com um baile animado e todos participando das danças, com muita alegria e descontração!



A Noite Pantaneira é, sem dúvidas, uma experiência imperdível para qualquer turista. Principalmente para quem deseja aproveitar não só a natureza selvagem do Pantanal do Mato Grosso do Sul, mas também vivenciar um pouco mais das tradições e costumes de quem lá vive em meio a tanta beleza e simplicidade.

Para saber as datas e ver como participar, consulte o site da Noite Pantaneira na Pousada Pioneiro antes de planejar sua viagem. Assim você vive também essa experiência inesquecível!