Os associados da Visit Pantanal se reuniram na última quinta-feira, 14, para discutir e elaborar um plano de retomada das atividades turísticas, sociais e econômicas na região onde atuam.
Representantes dos municípios de Campo Grande, Aquidauana, Miranda, Corumbá, Bodoquena e Bonito, área de abrangência da Associação, definiram ações conjuntas para a retomada do crescimento pós-pandemia. Dentre as deliberações feitas na videoconferência, estão protocolos sanitários, estratégias de marketing informativo e vendas regionais.
Os protocolos sanitários foram o principal tópico, pois eles que irão dar segurança aos colaboradores e aos visitantes que quiserem usufruir de atrativos turísticos, meios de hospedagem, transportes turísticos, restaurantes, bares, barcos-hotel, além de operadoras e agências de viagens e eventos.
O protocolo elaborado em conjunto pelos associados Visit Pantanal será apresentado às prefeituras, que poderão contribuir com a equipe técnica de cada Secretaria de Saúde para possibilitar maior controle e segurança na reabertura desses estabelecimentos. Além disso, a proposta visa à assinatura por parte dos empresários da região de um Termo de Responsabilidade Sanitária, onde a empresa que for fiscalizada e cumprir os requisitos receberá um selo ‘LIMPO E SEGURO’, deixando transparente o compromisso com a saúde de todos.
Dentre os protocolos que serão implementados está o de higiene dos ambientes e cuidados pessoais, de regras de atendimento ao público, do uso de máscaras de proteção social, entre outros aspectos que evitam a disseminação do coronavírus.
"Queremos que nossos hotéis, pousadas, restaurantes, agências e atrativos turísticos reabram com segurança, desde que nossas prefeituras nos forneçam os protocolos sanitários necessários para isso. Tudo para colaborar com o afastamento total da COVID-19 da nossa rota turística, e, que juntos, poder publico e sociedade civil possam vencer essa fase terrível e sair disso tudo com um destino (Pantanal Sul, Serra da Bodoquena e Bonito) mais fortalecido e atraente.", disse a Presidente da Visit Pantanal Cristina Moreira Bastos.
Na próxima terça-feira, dia 19 de maio, o grupo inicia as primeiras reuniões com os gestores dos municípios. O prefeito de Miranda, Sr. Edson Moraes junto com representantes da Secretaria de Saúde serão os primeiros a receber o documento elaborado pela Visit Pantanal.
Além das regras sanitárias, foram discutidas e serão liberados dentre alguns dias ações promocionais e de marketing para que o público do Mato Grosso do Sul e regiões vizinhas possam viajar nesses próximos meses. “Estamos pensando em descontos, parcelamentos e promoções conjuntas entre os associados para que o turista possa conhecer a região e aproveitar as experiências junto à natureza, com economia e tranquilidade, pois é uma fase complicada para todos”, ressalta Cristina.
Além disso, nas mídias sociais da associação, haverão lives e eventos online envolvendo associados e parceiros que irão apresentar todas as belezas naturais, os passeios e as experiências que podem ser vividos no Pantanal Sul, Serra da Bodoquena e Bonito. Destinos onde a tranquilidade reina e o contato com a natureza é intenso e inesquecível.
“Queremos que as pessoas possam descansar e relaxar em cenários de paz, com muita segurança”, finaliza a presidente da Visit Pantanal.
As ações serão divulgadas no site visitpantanal.com e nas redes sociais da associação: Facebook (/visitpantanalsul) e Instagram (@visit.pantanal).