Noite Pantaneira

A cidade de Miranda é uma das principais bases do Pantanal Sul. A cerca de 200 km da capital Campo Grande, tem acesso fácil e rápido, além de estar em posição privilegiada para curtir as principais atividades da região. E uma delas é a festa Noite Pantaneira, imperdível para conhecer a fundo os costumes, cultura e gastronomia local.

Organizado há anos pela Pousada Pioneiro, o evento começou como um simples jantar visando promover a cultura regional para os visitantes, que ficavam carentes do que fazer durante a noite. E deu tão certo que se tornou uma das maiores festas do Pantanal Sul, oferecendo aos participantes muita diversão, aprendizado e, claro, delícias!

Música, comida e tradições

A Noite Pantaneira também foi pensada como forma de manter as tradições locais, espalhando para os inúmeros turistas que visitam a região todos os anos o máximo possível sobre nossos costumes!

São aproximadamente 3 horas de evento, e com um pouco de tudo sobre a essência do Pantanal Sul de acordo com seus moradores: música, dança, folclore, cultura indígena e gastronomia da melhor qualidade.

Um dos grandes destaques da festa é a presença de pantaneiros trajados com seus hábitos do cotidiano, que interagem com os presentes e contam histórias da vida nas fazendas. É a melhor maneira de aprender sobre a cultura local, com muitas lendas e histórias transmitidos através de gerações.

O ritmo do evento está garantido pelos violeiros e bandas tocando e cantando modas locais. Apresentações de danças regionais e indígenas, além do baile para todos se arriscarem na pista, completam as atrações musicais.

Representantes de povos indígenas do Mato Grosso do Sul participam da festa. A tribo dos Terena é a mais presente em Miranda, e algumas famílias contam e mostram aos convidados como é sua cultura, com seus rituais em apresentações e artesanato para venda. É uma excelente oportunidade de se aprofundar um pouco mais na história daqueles que realmente conhecem o Pantanal Sul a fundo e fazem do contato máximo com a natureza seu meio de vida.

Para fechar a noite, não poderia faltar um toque da culinária tradicional do Pantanal Sul, com comidas típicas deliciosas e tudo que o povo local mais gosta.

O jantar é a tradicional Comida de Comitiva, feita na trempe, do jeitinho que é feito pelos peões nas comitivas.

Feijão tropeiro, arroz carreteiro, macarrão de comitiva, carne assada e, claro, doces caseiros não deixam de marcar presença!

Com essa mistura deliciosa de tudo que representa a cultura do Pantanal Sul, a Noite Pantaneira vem ganhando mais e mais adeptos interessados em realmente viver a tradição!


Das cidades às fazendas, das planícies aos indígenas, há muito o que descobrir além dos passeios. E quem visita o maior paraíso ecológico do Brasil não pode ficar de fora de mais essa experiência!

A Noite Pantaneira se tornou uma bela pedida para você conhecer ainda mais a cultura e a energia positiva do Pantanal do Mato Grosso do Sul!! Contate uma agência e vem pra cá!

Contate uma Agência