Viajar com crianças para o Pantanal do Sul: dicas úteis

Quem já tem filhos sabe como viajar com crianças exige uma preparação completamente diferente das viagens com amigos ou em casal. Os pequenos requerem mais atenção e são necessários cuidados extras para que todo o passeio seja agradável para a família inteira. Por isso, pesquisar o destino com carinho e organizar o planejamento é fundamental.

Quem pretende viajar com crianças para o Pantanal do Sul, no entanto, pode ficar tranquilo. É claro que, como qualquer outro lugar do mundo, existem algumas dicas importantes para que tudo corra de maneira tranquila e os filhos aproveitem ao máximo a experiência. Mas é bastante simples no caso desse destino incrível, que tem o ecossistema mais rico do Brasil. Basta conhecer alguns detalhes sobre a região e se preparar adequadamente.

E para ajudar as famílias que estão com viagem programada para lá, confira as principais dicas para tornar sua experiência com os pequenos no Pantanal Sul a melhor possível!

Viajando com Crianças para o Pantanal Sul

Estadia nas Fazendas

Uma das melhores experiências no Pantanal Sul envolve se hospedar nas fazendas pantaneiras. Afinal, nelas a criançada pode ter contato com animais como cavalos e vacas, andar em pôneis, conhecer de perto a vida e cultura dos boiadeiros locais e até aproveitar piscinas (artificiais e naturais) em algumas.

Certamente é uma bela pedida para levar os filhos, já que tem tudo que eles gostam.

A maioria delas também oferece passeios típicos da região, como os safáris fotográficos, pescarias e tours de charrete. Ou seja, a experiência envolve não só entretenimento, mas também aprendizado para os pequenos.

Algumas fazendas pantaneiras estão um pouco distantes das cidades - embora fiquem ao redor de Miranda, de Aquidauana e de Corumbá. Ou seja, para se hospedar em uma delas é preciso planejar bem, visto que o acesso não é rápido ao comércio e aos serviços das cidades próximas em caso de alguma emergência. Mas, a maioria oferece passeios durante o dia e você pode se hospedar em hotéis urbanos nas cidades citadas acima.

Estadia nas Cidades

Pela distância das fazendas para as principais cidades do Pantanal Sul, pode ser muito vantajoso se hospedar em um dos hotéis em áreas urbanas. Como sempre, tudo depende de muita pesquisa e organização para decidir o que é melhor para a sua família. Existem alternativas de hospedagem de qualidade em Aquidauana e Miranda, por exemplo, com boa estrutura para atender também a criançada.

O município de Miranda oferece opções em sua região central que não ficam longe da parte rural, ou seja, o acesso é fácil tanto para seu comércio e serviços quanto para os melhores passeios pantaneiros.

Há também a questão da segurança, se isso for um ponto de dúvida para a família. Nos centros tudo é mais fácil e prático, já que muitas das fazendas ficam a cerca de meia hora de distância. Pesquise e decida o que é melhor para você e os filhos na hora de escolher onde ficar.

Fazendo as Malas

A questão do clima e do que levar na mala sempre é um ponto importante na hora de viajar com crianças. E não seria diferente no Pantanal Sul.

Apesar de muita gente ter a imagem da região ser sempre quente, não é bem assim. É verdade que a proximidade da Mata Atlântica aumenta o calor, mas durante a noite a friagem aparece e pode ser um problema se não tiver as roupas adequadas, principalmente para passeios noturnos, como a focagem.

Como todos os pais sempre se preocupam, separe agasalhos e calças, mas sem exagero. Não é uma viagem para a neve! O Pantanal Sul ainda é bastante quente na maior parte do tempo, mas vale se preocupar para evitar desconforto nos pequenos vez ou outra.

Outra dica fundamental é para o que vestir nos passeios. Em uma região de florestas e rios, as roupas precisam ser adequadas, ou seja, confortáveis e que protejam contra os mosquitos. Chapéus e bonés são bem-vindos por conta do sol, assim como o protetor solar e os óculos escuros. E não podem faltar os tênis de caminhada.

E, por fim, pensar nos lanches. Em geral, a cada passeio, as fazendas pantaneiras e atrativos oferecem lanches, bem como almoço ou jantar. Mas, vale levar aquele lanchinho rápido, como frutas e barrinhas para segurar a fome se ela bater no meio de um passeio. Água também é fundamental para manter a hidratação durante o dia todo!


Agências Receptivas Especializadas Ajudam no Planejamento

Por conta de todos os detalhes de planejamento necessários para viajar com crianças para o Pantanal Sul, vale a pena contratar um especialista para ajudar em todo o roteiro: os agentes receptivos especializados!

Nossos especialistas conseguem elaborar um roteiro que maximize o tempo para vocês curtirem ao máximo todos os passeios e experiências, bem como conseguem indicar os melhores lugares para a necessidade e estilo da sua família! Tudo com mais segurança e conforto para você!

Entre em contato com as agências associadas da Visit Pantanal para elaborar o roteiro ideal e você poder curtir e relaxar na companhia dos pequenos em um dos destinos mais exuberantes do mundo, nosso Pantanal do Mato Grosso do Sul!


Conheça as Agências Especializadas em Passeios e Roteiros pelo Pantanal Sul  

Águas do Pantanal Tour
Buriti Viagens e Turismo
Brazil Eco Vip
Consciência Ecológica Viagens e Turismo
Pioneiro Turismo

Entre em contato com elas e vem pra cá!


Gostou? Compartilha! E você pode se interessar também: